118

A administração de Pinheirinho do Vale, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), iniciou no mês de Abril as atividades do Pacto Pela Alfabetização na Idade Certa, programa que foi aderido no ano passado.

...

Nos dias 7 e 8 de Abril, aconteceu em Santa Rosa a formação continuada para os professores Orientadores do Pacto. Participou da formação para Pinheirinho do Vale a professora Sandra A. dos Santos de Souza, a qual recebeu a formação para posteriormente repassar para os professores alfabetizadores do 1º ao 3º anos da rede municipal.

Este Trabalho com os alfabetizadores teve inicio no ano de 2013, com a adesão ao programa no município, trabalhando na área da linguagem e neste ano de 2014 estão sendo ampliadas as discussões sobre alfabetização na perspectiva do letramento. Isso, tangendo a área da matemática, com objetivo e encaminhamentos metodológicos que possibilitem o desenvolvimento dos recursos e direitos de aprendizagem dentro da faixa e ciclo de alfabetização. Ao longo deste ano, a formação acontecerá semanalmente na Escola Municipal de Ensino Fundamental Integral Padre Augusto Dalcin, em horários extraclasse, totalizando 160 horas durante o ano letivo.