A Secretaria Municipal de Saúde aderiu a Campanha de vacinação contra o vírus HPV.

O vírus do papiloma humano (HPV) é um virus que infecta a pele ou mucosas, e possui mais de 200 variações diferentes. A maioria dos subtipos está associada a lesões benignas, tais como verrugas, mas certos tipos são frequentemente encontrados em determinadas neoplasias como as do colo do útero, do qual se estima que sejam responsáveis por mais de 90% de todos os casos verificados.

...

A principal forma de transmissão do HPV é por via sexual, sendo a doença sexualmente transmissivel (DST) mais frequente. Estima-se que 25 a 50% da população feminina mundial esteja infectada, e que 75% das mulheres contraiam a infecção durante algum período das suas vidas. A maioria das situações não apresenta sintomas clinicos, mas algumas desenvolverão alterações que podem evoluir para cancer. O exame para verificar a infecção do virus ó preventivo (Papanicolau). A infecção também pode ocorrer no homem e, embora as manifestações clínicas sejam menos frequentes do que na mulher, estima-se que 50% da população masculina esteja infectada pelo virus.

O tratamento é demorado e depende das técnicas aplicadas . Apesar de em vários casos haver recaída, é comum em outros casos, principalmente se diagnosticado a tempo, a cura e a eliminação do vírus do organismo.As estratégias de prevenção são similares às das restantes DSTs, passando sobretudo por evitar comportamentos de risco.

Devido o cancer de colo de utero ser uma doença grave que pode causar morte, por intermedio das Secretarias da Saude e Educação será realizada, a vacinação contra o HPV para as adolescentes de 11 a 13 anos de idade nas escolas e nas Unidades de Saude. Para tanto, as adolescentes deverão levar o cartão de vacinação ou a caderneta do adolescente nos dias de administração da vacina.

AS DATAS PARA REALIZAÇÃO DA VACINAÇÃO NAS ESCOLAS SERÃO AS SEGUINTES:

ESCOLA ESTADUAL JOSE CAÑELLAS DIA 24/03 NOS TURNOS MANHA E TARDE

ESCOLA MUNICIPAL SÃO LUCAS DIA 28/03 TURNO DA MANHA

ESCOLA ESTADUAL MARCILIO DIA 07/04 TURNO MANHA

ESCOLA MUNICIPAL NOSSA SENHORA APARECIDA DIA 07/04 TURNO TARDE

A campanha de vacinação sera realizada dos dia 10/03 a 10/04, caso alguma aluna estiver faltado nas datas determinadas nas escolas podera procurar o CMS para a vacinação.