Educação sanitária certo page 0001

O QUE É S.I.M?

É o Serviço de Inspeção Municipal, vinculado a Secretaria da Agricultura que realiza inspeção de produtos de origem animal que são comercializados no município. Responsável por regulamentar a produção, o processamento e a comercialização destas mercadorias, a fim de garantir a qualidade dos produtos que chegam à mesa do consumidor.

POR QUE CONSUMIR PRODUTOS INSPECIONADOS?

O serviço de inspeção municipal presente nas indústrias dos produtos de origem animal é garantia de padronização de qualidade que se alia a segurança alimentar com prevenção de zoonoses (doenças capazes de ser transmitidas dos animais para o homem) que podem ser fatais.

A inspeção é realizada desde a obtenção da matéria-prima, manipulação e beneficiamento dos produtos de origem animal evitando assim os riscos aos consumidores, com isso torna-se uma forma de medicina preventiva através da inocuidade dos alimentos derivados dos animais.

QUEM É RESPONSÁVEL PELA INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL?

Para garantir um produto de origem animal (POA) seguro para o consumidor, de acordo com a sua qualidade higiênica, sanitária e tecnológica, é de suma importância a inspeção e fiscalização do alimento, sendo ela realizada por um profissional habilitado para a atividade.

QUAIS PRODUTOS DEVEM SER INSPECIONADOS?

• Carnes e derivados;
  • Leite e derivados;
  • Ovos e derivados;
  • Mel e derivados;
  • Pescados e derivados;

COMO IDENTIFICAR PRODUTOS INSPECIONADOS?

Todos os produtos que possuem serviço e inspeção devem conter no rótulo todas as informações da empresa que o produz, e seu registro no órgão fiscalizador de acordo com sua classificação (municipal, estadual ou federal).

• SIM
  • SUSAF