Para manter sorrisos saudáveis, com a adoção de estilos de vida que promovam saúde e bem estar que perdurem ao longo da vida, alunos do pré ao 5º ano, das escolas municipais e estaduais estão recebendo kits de higiene bucal.

A equipe da Secretaria Municipal da Educação e Cultura em parceria com a equipe da Secretaria Municipal da Saúde estão realizando visitação nas escolas para o acompanhamento odontológico dos educandos, e a distribuição dos kits de higiene bucal adquiridos através do programa Sorrindo para o Futuro em parceria com o Sesc de Santa Rosa.

As visitas são realizadas pelas coordenadoras do projeto no município, da Secretaria da Educação e Cultura Anelise Carla Fritzen e da Secretaria da Saúde Claídes Krug, com a participação do dentista Dr. Derli Antônio Giehl, que destaca a importância desse trabalho. “Qualquer ação realizada para prevenir agora, tem um resultado muito positivo no futuro, esta é a fase de chamar atenção para o cuidado com a saúde bucal”, comentou.

As escolas do interior do município já foram visitadas. Nesta semana os alunos das escolas da cidade serão beneficiados. O projeto já foi desenvolvido no ano passado, e segue este ano, novamente, com a distribuição dos kits contendo escova, creme e fio dental, a orientação realizada pelo Dr. Derli e o acompanhamento no decorrer do ano, pela monitora Claídes, que sempre encontra o apoio dos professores e direção das escolas na organização da rotina escolar, para que o programa seja desenvolvido.

Segundo a coordenadora Claídes, é muito satisfatório perceber a mudança de hábitos e a melhora da saúde bucal das crianças que participam do programa, desenvolvido nas escolas.

Conforme a Secretária Municipal da Educação e Cultura, Sonia dos Santos, há muitos anos o trabalho de prevenção vem sendo desenvolvido nas escolas. “Toda a vez que é oportunizado parcerias para a realização de projetos como este, nós temos a preocupação de nos adequar e desenvolvê-lo. Porque muitas vezes a ideia e o desejo de realizar existe, mas nem sempre é possível a captação de recursos para executá-lo”, explicou a secretária.

O Sorrindo para o Futuro é um programa de promoção de saúde bucal e formação de hábitos saudáveis que consolidam as melhorias, estimulando responsabilidade para com a saúde. A coordenadora Anelise, ressalta que para o programa atingir os objetivos é importante que as crianças sejam incentivadas. “Nós entregamos os kits, é feita a orientação de como fazer a escovação e utilizar o fio dental, mas é importante que eles recebam o apoio dos pais para o cuidado em casa”, reforçou.

Os alunos do ensino Fundamental, do 6º ao 8º ano, recebem kits do programa Brasil Sorridente, do Governo Federal.