Capa

 

A Comunidade Escolar Nossa Senhora Aparecida está desenvolvendo Projetos relacionados à “EDUCAÇÃO FISCAL NA ESCOLA: aprendendo para a vida em sociedade”, focando a conscientização da sociedade sobre a função socioeconômica do tributo objetivo de despertar a consciência do cidadão para acompanhar a aplicação dos recursos públicos almejando assim, o benefício de toda a população.

No dia 10 de abril, contamos com a presença do Senhor Inácio Fuhr, acessor do setor de tributação do município de Pinheirinho do Vale que palestrou pela parte da manhã com educandos do Pré- escolar ao 5º ano , pela parte da tarde com os educandos do 6º ano ao 9º ano sobre “EDUCAÇÃO FISCAL/ CIDADANIA E NOTA FISCAL GAÚCHA”. Discutiu quais instrumentos a sociedade tem para poder fiscalizar e acompanhar os gastos públicos.

Por meio do pagamento de tributos, os governos podem proporcionar e viabilizar políticas públicas nas áreas de educação, saúde, segurança, entre outras. Legalmente, os gestores públicos precisam prestar contas à sociedade sobre como estão sendo utilizados esses recursos. Mas qual é o conhecimento que a sociedade tem sobre os gastos que são realizados pelos governantes com os impostos que são pagos pela população?

Para o Senhor Inácio Fuhr, é por meio da Educação Fiscal que as pessoas podem participar mais ativamente sobre as questões relacionadas aos recursos arrecadados e sua utilização. “A Educação Fiscal envolve todo o processo de formação do cidadão, quanto à sensibilização da função social do tributo. É por meio da educação, que ele poderá criar competências, mesmo que sejam mínimas, para poder fiscalizar os gestores públicos”, afirmou o palestrante.