Num primeiro momento, foi realizado uma capacitação com as Agentes de Saúde e Visitadoras do PIM do Município de Pinheirinho do Vale, a capacitação foi realizada na Câmara de Vereadores de Pinheirinho do Vale pela parte da tarde, sendo realizada pela palestrante Thaís Prestes Stein que abordou o manejo correto do lixo, sua separação e destino de maneira adequada.

DSCN8876

Segundo a Secretária Municipal do Meio Ambiente, Lourdes Gazola Führ, a campanha teve início com as Visitadoras do PIM e Agentes de Saúde devido o contado frequente com todos os munícipes tanto no interior quanto na cidade, “Elas que fazem o contato direto com todas as famílias do Município, com isso será disponibilizado panfletos educativos que serão distribuídos por elas em cada família, junto das informações do manejo do lixo orgânico e lixo seco”.

 Além de preparar as integrantes, a capacitação visa dissipar as informações aos munícipes de maneira a conscientizar e educar dentro do próprio meio familiar. Segundo a Secretária de Meio Ambiente as Agentes de Saúde enfatizaram que cada uma delas atende entre 140 e 150 famílias no Município, destacando a importância de seu trabalho para a comunidade.

A Bióloga Silva Regina Bottezini, Mestre em Geociência, destacou que além dessas ações, será também realizado a coleta das embalagens de agrotóxicos, “Será realizado ainda o recolhimento das embalagens de agrotóxicos, tendo em vista que muitos agricultores têm essas embalagens armazenadas em suas casas não tendo o que fazer com elas, as empresas não recolhem, a não ser a fumageiras, não havendo assim um destino correto”.

Colaboradoras dessa campanha a Coordenadora das Agentes de Saúde, Enfermeira do EFS Graziela Pasquali, e a Monitora do PIM, Rejane Terezinha da Silva, destacaram que tal iniciativa sem duvidas é de grande valia para as famílias do Município, tendo em vista que tanto as Agentes de Saúde quanto as Visitadoras do PIM, possuem contado direto com as famílias além de possuírem uma visão das medidas mais cabíveis e necessárias para por em pratica as devidas ações de manejo do lixo.

Como sequência da campanha no final do mês de abril será estendida as ações para toda a Rede Municipal de Educação, a fim de educar e conscientizar as crianças e jovens de práticas adequadas para assim construir uma geração mais consciente de seus atos.