No dia 11 de maio de 2018, o município de Pinheirinho do Vale foi representado no 1º Seminário Regional de Educação Fiscal e Nota Fiscal Gaúcha, na cidade de Frederico Westphalen - RS, pelas professoras municipais Luana Fussinger, Daniele Teresinha Preuss e Karine de Freitas Quevedo.

O objetivo do evento foi o de esclarecer sobre a importância dos tributos e do controle do que é arrecadado. O evento contou com palestras proferidas pelo Auditor Fiscal da Receita Estadual Sr. Randal Guimarães e pelo Técnico Tributário da Receita Estadual e Coordenador Social do Programa Adelar Vendrusculo. Também foram apresentadas experiências pedagógicas com o tema educação fiscal.

A Secretaria Municipal de Educação apoia e incentiva a prática de ações voltadas ao Programa de Educação Fiscal nas escolas não apenas para garantir a vinda de recursos financeiros para o município, mas também para conscientizar a população sobre a importância do conhecimento sobre os direitos e deveres de cada cidadão.