Na manhã de hoje, 09 de abril, o prefeito Elton Tatto, assessor jurídico Evair Benedetti, responsável pela fiscalização do comércio local Valdirene Conceição da Silva, responsável pela Vigilância Sanitária Elaine Kerkoffen, estiverem reunidos ao lado da Prefeitura Municipal com representantes do comércio que servem alimentos, para estabelecer medidas de enfrentamento ao Coronavírus. As normas para a próxima semana são orientações do Ministério Público repassadas na tarde de ontem, 08, na reunião entre chefes do Executivo, MP e 19ª CRS em Frederico Westphalen.

Ficou definido que os comércios que servem alimentação, como restaurantes e bares, vão servir almoço fornecendo o prato pronto aos clientes em mesas separadas evitando aglomerações. Também ficou estabelecido que os estabelecimentos vão continuar com a tele entrega de lanches, sorvetes e bebidas, evitando a circulação de pessoas.

Pedimos encarecidamente à população que respeitem as normas estabelecidas, para que os estabelecimentos comerciais não venham a ter problemas com o Ministério Público. Também outras medidas estão sendo tomadas para o controle da circulação de pessoas, principalmente de outras cidades. Esse não é o momento de visitas é o momento de ficar em casa protegendo a Saúde de todos.

Segundo o Prefeito Tatto, o momento é de muita dificuldade. “Estamos   enfrentando além da Pandemia da doença do Covid – 19, onde está atingindo a todos, principalmente as empresas e o comércio que estão tendo que fechar as portas, além disso uma estiagem gravíssima afetando o nosso agricultor. Estamos com cinco 5 caminhões que trabalham direto no abastecimento de água para o consumo de animais. Vamos passar por momentos de muita dificuldade, mas temos que manter a calma e priorizar a saúde, e tentar minimizar o máximo os prejuízos econômicos”. Disse Prefeito.

Com o encerramento previsto no decreto estadual, para a próxima quarta-feira, 15, os prefeitos irão aguardar as próximas definições do governador Eduardo Leite. Mesmo assim, os promotores de Justiça irão debater possibilidades jurídicas para que os municípios não sejam prejudicados. “Vamos estudar e ver o que institucionalmente podemos fazer pela região”, ressaltou João Pedro Togni, promotor de Justiça da Comarca de FW. Além disso, se encontrada uma solução jurídica, os municípios deverão emitir um decreto padrão. Até esta quinta-feira, 9, os prefeitos deverão receber alguma instrução.

Clique e acesse o DECRETO MUNICIPAL N° 033/2020, que “Dispõe sobre medidas temporárias de enfrentamento e prevenção ao Coronavírus (COVID-19), no Município de Pinheirinho do Vale”.