Capa ACS

 

Para comemorar o dia da Agente Comunitária de Saúde a equipe da Secretaria da Saúde realizou na sexta – feira,04, uma homenagem, a estas servidoras que são tão importantes para o desenvolvimento do trabalho de toda a equipe do ESF. São responsáveis entre outras atribuições por orientar e cadastrar os moradores do município, informando-os sobre os serviços disponíveis nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da cidade e do Distrito do Basílio da Gama. É também responsabilidade de um ACS, acompanhar, por meio de visita domiciliar, todas as famílias e indivíduos e desenvolver ações que busquem a integração entre a população e a equipe de atendimento.

Segundo a Dr. Raquel Cristina Piaia coordenadora do ESF, as profissionais são de fundamental importância para a promoção da saúde. “Reconhecemos a importância e eficiência das ACS, aonde vem desenvolvendo um belíssimo trabalho e contribuindo com êxito para a saúde dos nossos pacientes. O serviço desses profissionais é indispensável para o bom funcionamento da Estratégia de Saúde da Família (ESF), atuando na promoção, prevenção e acompanhamento das doenças crônicas. São os ACS que acompanham as famílias e conhecem de perto o dia-a-dia da comunidade, são os primeiros a identificar um problema e buscar ajuda para tentar resolver, estão sempre por perto exercendo seu papel da melhor forma possível. Parabéns a todas vocês neste dia, e pelas conquistas nessa trajetória de sucesso que vocês vêm conquistando a cada dia em Pinheirinho do Vale.”

O município possui uma equipe de 10 Agentes Comunitários de Saúde, que realizam em média mais de mil visitas domiciliares às famílias.

baner 2 ACS

ACS 2

ACS 1