capaJuve

A Secretaria Nacional de Juventude da Presidência da República, em parceria com o município de Pinheirinho do Vale/RS realizaram na manhã de hoje, 27 de novembro, no Centro Municipal da Terceira Idade o lançamento do Estação Juventude 2.0, programa que integra o Brasil Mais Jovem 2018.

Estiveram presentes o representante da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e secretário executivo do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Anderson Pavin Neto; o assessor do gabinete do governador do Rio Grande do Sul, Roberto Fantinel; o prefeito  Elton Tatto; o vice - prefeito Jair Antunes de Lima; o vereador Sergio dos Santos; a coordenadora do Turismo, Nilsa Fonseca; o coordenador do Esporte, Arthur Zinhani; o presidente da Câmara de Vereadores, Dirceu Gorziza; o padre Edejalmo Rubert; e a técnica de departamento de projetos, Simone Butzk, jovens estudantes da Escola Estadual de Educação Básica José Cañellas, Conselho da Juventude, entre outas autoridades e convidados.

O Município de Pinheirinho do Vale, é o terceiro município no Estado do Rio Grande do Sul a ser contemplado com o Programa, graças ao empenho de autoridades municipais e estaduais.  Com o objetivo transformar a vida dos jovens , e  criar espaços de convivência e inclusão, através de ações de politicas públicas para a juventude, visando o empoderamento e a emancipação de jovens  entre 15 e 29 anos. A população de jovens nessa faixa etária em Pinheirinho do Vale é de 1142 pessoas e a principal demanda da juventude está relacionada a poucas oportunidades de atividades culturais, lazer, participação social e ações e políticas públicas específicas.

Serão oferecidos cursos de gestão administrativa e da propriedade rural, inglês, manicure e pedicure, informática básica, instalações hidráulicas e elétricas, qualidade de atendimento e vendas, corte e costura, acabamentos em construção civil, marcenaria artesanal, futebol e arbitragem e jogos da juventude.

O secretário executivo do Conjuve, Anderson Pavin Neto falou sobre a relevância do programa na vida dos jovens. “Temos a certeza de que o Estação Juventude 2.0 vai transformar a vida e fazer a diferença no futuro dos jovens de Pinheirinho do Vale, que serão os próximos gestores do município. É uma satisfação ver o interesse e o protagonismo da juventude e da prefeitura deste município, até mesmo no cuidado na escolha de cursos que realmente atendam as demandas da região. O exemplo de Pinheirinho será levado não só para o Rio Grande do Sul, mas para todo o país”, disse.

Para prefeito Elton Tatto, as expectativas para a implantação do Programa são grandes. “Criamos a Secretaria do Esporte Turismo e Juventude, queremos atender os nossos jovens da melhor forma possível, batalhamos arduamente para viabilizar esse grandiosos Programa o Estação Juventude 2.0. Esse dia representa muito para a nossa gestão, vamos ofertar além do lazer capacitação profissional para os jovens pinheirinhenses,” finalizou.

No inicio de dezembro o prefeito Tatto deve viajar a Brasília para a assinatura do convênio de R$ 244.000,00 para o desenvolvimento do Programa. Com o Estação Juventude 2.0, a juventude pinheirinhense poderá contar com um espaço público de acesso livre, com equipe preparada para oferecer cursos, oficinas e palestras, que garantirão seus direitos levando em conta sua história, cultura e potencialidades.

Estiveram presentes o representante da Secretaria Nacional de Juventude (SNJ) e secretário executivo do Conselho Nacional de Juventude (Conjuve), Anderson Pavin Neto; o assessor do gabinete do governador do Rio Grande do Sul, Roberto Fantinel; o prefeito Elton Tatto; o vice - prefeito Jair Antunes de Lima; o vereador Sergio dos Santos; a coordenadora do Turismo, Nilsa Fonseca; o coordenador do Esporte, Arthur Zinhani; o presidente da Câmara de Vereadores, Dirceu Gorziza; o padre Edejalmo Rubert; e a técnica de departamento de projetos, Simone Butzk, jovens estudantes da Escola Estadual de Educação Básica José Cañellas, Conselho da Juventude, entre outas autoridades e convidados.

O Município de Pinheirinho do Vale, é o terceiro município no Estado do Rio Grande do Sul a ser contemplado com o Programa, graças ao empenho de autoridades municipais e estaduais.  Com o objetivo transformar a vida dos jovens , e criar espaços de convivência e inclusão, através de ações de politicas públicas para a juventude, visando o empoderamento e a emancipação de jovens entre 15 e 29 anos. A população de jovens nessa faixa etária em Pinheirinho do Vale é de 1142 pessoas e a principal demanda da juventude está relacionada a poucas oportunidades de atividades culturais, lazer, participação social e ações e políticas públicas específicas.