Na tarde de hoje, 10 de outubro, a enfermeira Gaziela Pasquali da Unidade Básica de Saúde de Pinheirinho do Vale proferiu uma importante palestra sobre Higiene para alunos do Ensino Fundamental das séries iniciais da escola Estadual José Cañellas.

            A higiene é o conjunto de meios para manter as condições favoráveis à saúde. Devido a importância desse tema e para conscientizar os alunos a cultivar os hábitos de higiene diários, a escola José Cañellas solicitou a parceria através da palestra. Em se tratando de educar para higiene corporal, há de se buscar uma prática participativa de modo que as orientações para os alunos sejam coerentes com a linguagem do próprio corpo. Tratar de higiene e saúde tem sido um desafio para a educação, no que se refere à possibilidade de garantir uma aprendizagem efetiva e transformadora de atitudes e hábitos.

         Para a enfermeira Graziela Pasquali, que fez uso de dinâmicas especificas de acordo com a faixa etária dos educando, as experiências mostram que transmitir informações a respeito do funcionamento do corpo e descrição das características das doenças, bem como um elenco de hábitos de higiene, não é suficiente. “Para que os alunos desenvolvam atitudes de vida saudável. É preciso educar para a saúde, levando em conta todos os aspectos envolvidos na formação de hábitos e atitudes que acontecem no dia-a-dia da escola”. Finalizou.