capa

Na terça-feira 09 de outubro a Secretaria Municipal da Saúde realizou uma palestra com a Aapecan (Associação de apoio a pessoa com câncer) da cidade de Ijuí/RS, dentro da programação do Outubro Rosa. O assunto abordado foi: “Cuidados com a saúde da mulher”.

A palestra teve como objetivos promover a conscientização quanto ao controle do câncer de mama, reforçando a orientação sobre a importância do diagnóstico precoce, quebrando mitos e tabus em relação ao câncer de mama, abordando importância da boa alimentação e prática de atividade física, com alerta sobre os fatores de risco: obesidade, ingestão de álcool e tabagismo, procurando orientar e conscientizar as mais de 300 mulheres que se fizeram presentes, de uma forma dinâmica e objetiva, ou seja, levando a informação com uma abordagem simples e clara para que todas as participantes pudessem entender e interagir. O ingresso da palestra foi a doação de 1kg de alimento não perecível que será doado à instituição.

O mês de outubro é historicamente destinado para campanhas de conscientização da realização de exames preventivos ao câncer de mama. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA) as chances de cura são de 95% caso a doença seja diagnosticada precocemente. Com isso, solicitamos às mulheres pinheirinhenses que venham até o Centro Municipal de Saúde da cidade ou do Basílio da Gama, para a realização do preventivo exame de mama e encaminhamento para exame de mamografia.

A Secretaria Municipal da Saúde agradece a todas as pessoas que colaboraram para a realização do evento, as mulheres que participaram e em especial a equipe da Aapecan que gratuitamente veio até o município colaborarar com a programação do Outubro Rosa 2018.